O que é o Microsoft Sharepoint?


image

Neste post vou falar sobre o Microsoft SharePoint, este post é especialmente para pessoas que escutam falar do SharePoint e não sabem o que é, ou para profissionais que querem iniciar com esta tecnologia e precisam de uma idéia geral da ferramenta.

Quando falamos do Microsoft SharePoint, na verdade estamos falando de uma família de produtos que a Microsoft disponibiliza para trabalharmos melhor em conjunto e aplicar todo conceito de colaboração nas empresas.

Atualmente a família do Microsoft SharePoint é composta pelos seguintes produtos:

  • Microsoft SharePoint Foundation 2010
  • SharePoint Server 2010
  • SharePoint Online
  • SharePoint Designer 2010
  • SharePoint Workspace 2010

O Microsoft SharePoint tem várias utilidades para as empresas, criação de soluções departamentais, intranets, extranets, portais de internet, gestão de documentos, soluções de BI, busca corporativa, e total integração com os produtos do Microsoft Office e outros softwares de terceiros, com todas essas funcionalidades as empresas conseguem aumentar a produtividade e colaboração de modo geral.

Vamos entender melhor a estrutura do Microsoft SharePoint, veja abaixo:

A implantação do Microsoft SharePoint pode ser gratuita ou na sua versão paga:

  • Microsoft SharePoint Foundation (Gratuita)
  • Microsoft SharePoint Server (Paga)

A partir disso, claro que você deve estar pensando, “claro que vou implantar a versão grátis do Microsoft SharePoint”, aí eu te digo, calma, pois existem algumas vantagens em implantar a versão paga.

Veja abaixo as diferenças entre versões:

Mesmo sem entender o que é cada uma dessas “coisas” features, é fácil de você ver que existem várias funcionalidades que a versão paga faz, que a versão grátis não faz. Essas funcionalidades veremos uma a uma nos próximos posts.

Vamos entender um pouco mais sobre o Microsoft SharePoint.

Imagine o seguinte cenário:

Você trabalha em uma empresa onde frequentemente tem que desenvolver portais, seja intranet ou extranet, assim você como um desenvolvedor web convencional, sempre que inicia um novo projeto você cria todo seu projeto do “zero”, claro que se aproveita alguma coisa, mas de modo geral você cria tudo de novo, principalmente layout.

Já em um ambiente com o Microsoft Sharepoint instalado é possível ter um novo portal implantando em 5 minutos.

Claro que seria um portal simples, mas isso é possível. Você deve estar se perguntando, então é isso?! a única vantagem é a criação de portais de modo mais rápido e produdivo?! eu te digo, não, o SharePoint é muito mais que isso, ele é uma excelente ferramenta de colaboração, que se integra 100% com o Microsoft Office e com grande parte das aplicações Microsoft e inclusive com o SAP, falaremos mais sobre isso mais adiante.

Na verdade com o Microsoft SharePoint podemos criar qualquer tipo de solução web, desde as mais simples as mais complexas, unindo a ferramenta do Microsoft SharePoint a tecnologia .Net podemos chegar a resultados impressionantes, devido a isso atualmente o Microsoft SharePoint é o segundo produto mais vendido da Microsoft depois do Microsoft Office.

Neste momento você deve estar pensando como montar uma página neste padrão em 5 minutos como o Carlos colocou anteriormente.

Para que isso ocorra antes devemos preparar o ambiente do Microsoft SharePoint, pois temos que instalar primeiramente o Microsoft SharePoint em um Servidor para depois prepararmos para que possamos criar portais com mais agilidade.

Isso é o que veremos nos próximos posts, a cada post vamos evoluindo cada vez mais no assunto e assim quem está com intensão de começar a trabalhar com o Microsoft SharePoint pode ir estudando aos poucos e ir treinando de acordo com a evolução do assunto.

Neste post ficamos por aqui, no próximo já vamos ver como instalar o Microsoft SharePoint, espero ter esclarecido um pouco sobre o assunto com este post.

Abraços,

Carlos Carvalho Citrangulo Junior

footer-carlos

8 Respostas to “O que é o Microsoft Sharepoint?”

  1. Geovar Miguel Says:

    Ótima matéria, não conhecia o SharePoint e compreendi bastante sobre o mesmo, estou ansioso para a continuação, estarei no aguardo.

    Obrigado.

  2. Donatan Alves Says:

    Parabéns pela iniciativa.

    Obrigado.

  3. ptcmariano Says:

    Valeu pelo post Carlos, esclarecedor.

    Você sabe de qual família é o SharePoint padrão instalado com o Team Foundation Server 2010?

    • Carlos Citrangulo Says:

      Paulo,

      Na verdade não tem um SharePoint padrão para ser instalado com o Team Foundation Server, pois são ferramentas distintas, você pode integrar o desenvolvimento o TFS para desenvolvimento com qualquer versão do Microsoft SharePoint.
      Futuramente vou blogar sobre o TFS e poderei explicar melhor isso.

      Abraços.

  4. Luis Fernando Says:

    Muito bom, ter este tipo de ferramenta disponibilizado para o pessoal da area de TI, no aguardo de novos posts.

  5. Lucas Reis Says:

    Otimo post cara. Esclareceu tudo o que eu precisava saber. Acho que vou comecar a estudar isso para futuros trabalhos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: