Site Collection em modo somente leitura após backup interrompido – SharePoint 2010 e 2013


Neste post gostaria de compartilhar com vocês mais uma experiência de troubleshooting que tive que executar no trabalho essa semana.

Colocando um contexto!😀

Chegou para mim uma solicitação de backup de um site collection específico, fiz o script PowerShell e enviei para um analista do time de surpote executar após horário comercial, pois mesmo que a ação não seja intrusiva ou mesmo que não gere indisponibilidade no ambiente aqui a política é qualquer tipo de atividade em ambiente de produção só pode ser executada após horário comercial ou em janela de mudança.

O analista executou o procedimento, foi executado o backup do site collection e a princípio tinha dado tudo certo, porém ao chegar no outro dia de manhã recebi um chamado informando que ninguém mais tinha permissão de edição no site, logo imaginei que era um problema de quota, não liguei com o backup já que o backup tinha sido executado com “sucesso”, porém vi que não era quota, então fui até o analista que executou o procedimento e perguntei se tinha ocorrido alguma coisa fora do normal durante o backup, o analista me respondeu, “nada demais a única coisa é que eu digitei o script pois queria ir memorizando os comandos e quando digitei o script faltou o parametro –noSiteLock então eu cancelei o script e rodei denovo”.

Lembrei de uma experiência anterior e já imaginei o que era, no SharePoint 2010 quando executamos um Backup-SPSite e não utilizamos o –NoSiteLock o site fica em read only, como ele cancelou o script fechando a janela do shell do SharePoint o site ficou em estado lock, mesmo executando o script novamente com o –nositelock o site não foi liberado do cancelamento da execução anterior.

SharePoint 2010

Solução pela Central Administration

Clique em Application Management > Configure quota and locks > Selecione o site collection que está em read only (blocks additions, updates, and deletations), clique em Not Locked e clique em OK

image

image

Solução PowerShell

$SPSite = Get-SPSite -Identity http://SharePointURL

#Verifica se o Site Collection está Read Only, se sim, será retornado o valor True

$SPSite.ReadOnly

#Remove o lock do Site Collection

$SPSite.ReadOnly = $false

#Confirmando o Unlock, deve ser retornado o valor False

$SPSite.ReadOnly

image

SharePoint 2013

No SharePoint 2013 não é diferente, caso ocorra algum problema durante o backup de um site provavelmente você irá se deparar com a seguinte mensagem:

“We apologize for any inconvenience, but we’ve made the site read only while we’re making some improvements.”

Clique em Application Management > Configure quota and locks > Selecione o site collection que está em read only e você verá todas as configurações desabilitadas em tons de cinza.

No SharePoint 2013 foi introduzido a propriedade MaintenanceMode para o objeto SPSite, que indica que o site está passando por uma manutenção e está em read only.

Um site pode estar definido em estado de MaintenanceMode por vários motivos, como, banco de dados em modo somente leitura, site collection em processo de atualização, site sendo movido ou backup em andamento.

A maneira de liberar o site do MaintenanceMode é usar o método ClearMaintenanceMode do objeto SPSiteAdministration.

Solução PowerShell

$Admin = new-object Microsoft.SharePoint.Administration.SPSiteAdministration(“http://weburl/sites/sitecollectionurl”)

$Admin.ClearMaintenanceMode()

Observação IMPORTANTE: O método SPSiteAdministration.ClearMaintenanceMode foi introduzido no Cumulative Update de abril de 2013 CU para SharePoint 2013.

Referencias: SPSite.MaintenanceMode property, SpSiteAdminstration Class

Prints SP2010: Microsoft Virtual Labs “Animal esse recurso dos Labs disponíveis”

Abraços,

Carlos Citrangulo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: